domingo, 12 de fevereiro de 2012

Projeto Consciência em Optometria

É notório que a optometria no Brasil ainda é muito insipiente, lamentavelmente. A ciência da visão tem presença em quase todos os países do mundo, mas no nosso país são muitos os percalços que impedem sua propagação e o seu desenvolvimento de forma livre e independente. Não vamos neste ensaio discutir as lutas que enfrentam os Optometristas para exercerem sua profissão, nem, tampouco, as barreiras impostas por parte de quem tem medo de que esta ciência seja difundida em todos os Estados da nação. Isso por que cada história de luta seria suficiente para escrever vários artigos iguais a este. Pretendo, por tanto, com este texto apenas expor algumas ações de Optometristas baianos como tentativa de desmistificar de uma vez a Optometria na Bahia.
Vou falar do Projeto Consciência em Optometria que tem como autores os alunos da 4ª Turma do curso de bacharelado em Optometria da Faculdade de Saúde do Paulista – FASUP em convênio com a Fundación Universitária Del Área Andina – F.U.A.A. Este projeto nasceu por ocasião da disciplina Humanidades, ministrada no segundo período do curso, em meio às discussões filosóficas sobre nosso papel enquanto sujeitos pensantes e ativos na sociedade e sobre a necessidade dos profissionais de Optometria se mostrarem para a comunidade baiana.
Partimos da afirmativa de que a sociedade baiana desconhece a ciência da visão, praticada no mundo há mais de 100 anos. E de que alguns setores da sociedade civil têm uma visão deturpada da Optometria. Inclusive, parte do poder público em nosso Estado age com preconceito em relação ao profissional Optometrista, ignorando seu campo de atuação e sua competência, além de lamentavelmente confundi-lo com o profissional médico oftalmologista. São ciências distintas. Na discussão para elaboração do projeto chegamos a um consenso de que os profissionais da Optometria são os únicos sujeitos (ativos) responsáveis por nutrir o entendimento da sociedade acerca da importância dessa profissão para o mundo e de sua contribuição para a saúde visual das pessoas.
Divulgar e fazer conhecer a Optometria na Bahia é o objetivo desse Projeto, mediante a sistematização de ações, de forma a influenciar o comportamento das pessoas, no sentido de que elas possam buscar atendimento optométrico para os seus problemas visuais, como há muito ocorre em quase todos os países do mundo. O Projeto visa elaborar estratégias de divulgação da Optometria, com a produção de instrumentos de comunicação visual e audiovisual, tendo em vista dar notoriedade a Optometria na Bahia. Serão realizados eventos de propagação e discussão da Optometria em instituições representativas da sociedade civil. Serão promovidas campanhas de serviços de atenção visual primária para a população baiana. E vamos produzir conhecimento, de forma científica, em âmbito acadêmico e profissional; realizando estudos estatísticos sobre a Optometria e sobre a saúde visual da população atendida na Bahia.
O público-alvo deste projeto é a população do Estado da Bahia. Para tanto, foram escolhidos, estrategicamente, 32 municípios da Bahia que são polos das Microrregiões do Estado. Cada município polo abrange um determinado número de municípios menores. Nesses municípios, o público-alvo das ações são as Secretarias Municipais de Saúde, as Diretorias Regionais de Saúde – DIRES, o Ministério Público, as Associações Comerciais e de Bairro, as Agências de Vigilância Sanitária – VISA, Escolas de Ensino Fundamental e Médio, Faculdades, outras instituições representativas da sociedade e a população em geral que receberá atendimento visual primário mediante as campanhas.